domingo, 6 de junho de 2010

Hipertexto, Hipermídia, Hiperlink e Autoria na Web

HIPERTEXTO
Organização de unidades de informação por meio de associações interligadas. Um documento de hipertexto possui ligações para diversas partes do mesmo documento ou para documentos diferentes. As ligações normalmente são indicadas por meio de uma imagem ou texto em uma cor diferente ou sublinhado. Ao clicar na ligação, o usuário é levado até o texto interligado.
O hipertexto foi o principal conceito usado na criação da web, que pode ser descrita como um enorme pacote de informações interconectadas por ligações de hipertexto.
Hipertexto existe até na sua cabeça, quando você cria um pensamento e este se liga a outras ideias, pode-se afirmar que um hipertexto existe. É um conjunto de conteúdos ligados por conexões.
HIPERMÍDIA
A definição formal de hipermídia une os conceitos de hipertexto e multimídia. Ou seja, um documento hipermídia contém imagens, sons, textos e vídeos, como qualquer título multimídia.
Além disso, usa ligações de hipertexto para permitir que o usuário salte de um trecho do documento para outro ou até mesmo para um documento diferente.
O termo hipermídia também é utilizado como sinônimo de multimídia.
HIPERLINK
Nome dado à ligação que leva a outras unidades de informação em um documento hipertexto. O hiperlink pode fazer referência à outra parte do mesmo documento ou a outros documentos. Pode ser definido omo a materialização do hipertexto.
AUTORIA NA WEB
Quando fazemos um trabalho em qualquer área estamos colocando a nossa criatividade, a nossa interpretação do assunto, a nossa maneira de ver e de pensar. Ou seja, não é simplismente assinar um trabalho, é construir, buscar as informações para sua construção e utilizar as ferramentas disponíveis para melhoria do trabalho, e também utilizar as informações encontradas sobre o assunto em questão da forma que o indivíduo que está fazendo-o julgar mais importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário